domingo, 15 de maio de 2016

Glifosato: Como vender um pesticida incrivelmente perigoso

As pesquisas da IARC da OMS concluíram, há cerca de um ano, que o herbicida glifosato é provavelmente cancerígeno para seres humanos.

Imagem obtida aqui 
Contudo, apesar disso, e apesar de 48 deputados europeus, de 13 países membros, terem níveis alarmantes de glifosato na urina (ver resultados aqui), parece que a UE se prepara para autorizar o uso e venda de glifosato por mais uns bons anos.

Veja no vídeo abaixo (com legendas Pt) como e porquê...

Já no que respeita aos portugueses, com níveis de glifosato na urina ainda mais alarmantes, parece que estão agora também com areia nos olhos, atirada pelo governo, ao proibir um coadjuvante de herbicida, a taloamina (também carcinogénico).

Dos 83 herbicidas com o carcinogénico glifosato à venda em Portugal, 17 tem taloamina, e serão proibidos, os restantes 66, continuam livres...

Bela manobra de diversão esta, de arranjar a taloamina como bode expiatório para que o glifosato nos continue a envenenar, enquanto enche os cofres das grandes multinacionais...

Já assinou a petição "Proibição do Herbicida Glifosato em Portugal"? 
Se não, ainda pode fazê-lo em  http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76615




«A IARC (International Agency for Research on Cancer), agência da OMS (Organização Mundial de Saúde) que se dedica à investigação sobre o cancro, classificou o herbicida glifosato como "provavelmente cancerígeno" para os seres humanos. Tais pesticidas devem ser proibidos por lei na Europa. Mas, autoridades europeias, com base em estudos ocultos da indústria, e ignorando uma série de estudos científicos académicos que relatam os efeitos nocivos do glifosato, concluiram que o glifosato não apresenta nenhum dano aos seres humanos, animais e ambiente. O Parlamento Europeu apelou a uma proibição, pelo menos nas áreas públicas e usos não profissionais. Mas os reguladores ignoraram esta decisão. A Europa está prestes a votar a favor de continuar o uso de produtos à base de glifosato por mais 10 anos. Como isso é possível?»

Fonte e vídeo original de PAN Europe em: https://www.youtube.com/watch?v=N9Yh560PoVI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.