domingo, 9 de outubro de 2016

Paredes de Coura Vegetariana

Paredes de Coura, um município do Alto Minho, está de parabéns por levar a dianteira na promoção do vegetarianismo em Portugal. 


Paredes de Coura Vegetariana - International Congress from COURA SEM PAREDES on Vimeo.

Pelo segundo ano consecutivo, e em colaboração com a Associação Quinta das Águias (ver aqui), um santuário de proteção de animais, em Rubiães, Paredes de Coura, estão a organizar o Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana. Além disso, ocorreu no início de setembro o Green Weekend,  um conjunto de aulas e workshops para promover um estilo de vida sustentável.

A seguir, fica alguma informação sobre o congresso deste ano, e mais abaixo, um vídeo sobre o congresso de 2015


Sábado, 15 de Outubro 2016, Paredes de Coura
Congresso Internacional sobre escolhas alimentares

«As escolhas alimentares têm um impacto muito forte na nossa saúde, no meio ambiente, na economia e no bem-estar animal.

Estarmos plenamente conscientes das nossas escolhas e das suas consequências dá-nos o poder de tomar decisões mais éticas e contribuir para a nossa saúde e para a saúde do planeta. O objetivo do Paredes de Coura Vegetariana é criar uma plataforma de comunicação e partilha de experiências sobre a busca de um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

O evento decorre no centro cultural de Paredes de Coura, com abertura no sábado, dia 15 de outubro às 9:30h, e encerramento no domingo, dia 16 de outubro, pelas 17:30h.
O programa inclui um excelente painel de oradores com conhecimento e experiência em diferentes áreas e uma mesa redonda para discussão e respostas a perguntas dos participantes.

As apresentações serão em português e inglês, com tradução simultânea.»

Fonte, inscrições (até 10 de outubro) e mais informação em: https://pt-pt.fievent.com/e/paredes-de-coura-vegetariana/4352495

O programa inclui participação de Kip Andersen, realizador do filme Cowspiracy, e muitos outros nomes que certamente farão deste congresso  mais um sucesso:

  • Ana Galvão (PT) – Personalidade da Rádio e Televisão Portuguesa
  • André Silva (PT) – Membro do Parlamento Português (PAN)
  • Alexandra Teixeira (PT) – Professora do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) – CESPU in Porto. 
  • Anja Hazekamp (NL) –Membro do Parlamento Europeu (Party for the Animals representando a Holanda)
  • Fiona Oakes (UK) – Maratonista vegana, detentora de 3 records mundiais e directora do Tower Hill Stables Animal Sanctuary
  • Gabriela Oliveira (PT) – Jornalista freelancer, autora de livros de cozinha vegetariana e apresentadora de rubrica na TV com receitas veganas.
  • Heitor Lourenço (PT) – Actor Português
  • Helder Muteia (PT) – Representante da FAO, Food and Agriculture Organization das Nações Unidas
  • Inês Sousa Real (PT) – Provedora dos Animais da Câmara Municipal de Lisboa 
  • Joep Ingen Housz (PT) – Vice presidente da Associação Quinta das Águias 
  • Kip Andersen (USA) – Realizador do filme Cowspiracy 
  • Marc Coloma (ES) – Manager do projecto BCN VegFriendly do Município de Barcelona
  • Maria Teixeira (PT) – CEO da Associação Animais de Rua, moderadora do congresso
  • Sreven Wise (USA) – Presidente da Nonhuman Rights Project, Inc., Advogado especializado em direito dos animais , Professor de Jurisprudência de Direitos dos Animais em várias Universidades de prestígio dos Estados Unidos.
Leia também o artigo no Público (P3), de Andreia Cunha (7/10/2016): "E se o vegetarianismo te escolhesse para mudares o mundo?"



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.