segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Apelo à Fundação AEP CONTRA LARGADA DE BALÕES

Para quando legislação que proiba as largadas de balões?

Transcrevo as palavras de Henrique Zamith sobre a largada de balões prevista para dia 12/12/2016 às 18h30

«A Fundação AEP vai largar meio milhão de balões no Porto esta tarde (link: http://www.tsf.pt/sociedade/interior/meio-milhao-de-baloes-pelo-regresso-dos-jovens-emigrantes-5547123.html)

Escrevi este email à Directora Executiva da Fundação Manuela Silva Vieira. Se de alguma forma entenderem que a largada de balões merece a vossa atenção, e que gostariam de contribuir para sensibilizar a Directora da Fundação, escrevam vocês também um email à Sra. Directora.
 manuelavieira@fundacaoaep.pt 

 "Viva Manuela Silva Vieira bom dia!
Tive conhecimento pela TSF que a Fundação lança esta tarde, no Porto, meio milhão de balões. 

Tenho empatia para com todas as questões relacionadas com a criação de condições para o regresso dos emigrantes que o desejem, e que só lá fora encontraram um rendimento que lhes permite viver.
Mas não posso deixar de lhe informar que os balões largados por nós (Homo Sapiens Sapiens) têm um impacto ecológico avassalador, não somos nós os únicos migrantes do planeta. Muitos animais marinhos morrem engolindo os balões. Alguns deles já quase em extinção.

Peço-lhe que suspenda a largada de balões, ou que a torne apenas simbólica, que certamente iria amplificar ainda mais o objetivo que pretendem. Peço-lhe que se informe devidamente do impacto ambiental do que se estão a preparar para fazer, que contribua a Fundação também para mostrar que o “Empresário” português já não é aquele do passado, que faz o que lhe passa pela cabeça sem querer saber das consequências dos seu actos.
Certo que as minhas palavras irão merecer uma reflexão.
Agradecido,
Henrique Zamith
"
»

E já agora, o e-mail que adaptei e enviei também:

«Exma Sra Diretora Executiva da Fundação AEP
D. Manuela Silva Vieira

Boa tarde
Tive hoje  conhecimento a Fundação AEP  lança às 18h30, no Porto, meio milhão de balões.
Independentemente do que motiva essa largada, dificilmente, senão impossível,  a mesma será justificável.

Os balões largados têm um impacto ecológico devastador, para além da poluição terrestre e aquática, muitos, demasiados, animais marinhos e aves, morrem por ingerirem ou por por outras lesões provocadas pelos balões; alguns desses animais, estão mesmo em risco de extinção.

Assim, peço-lhe que se informe devidamente do impacto ambiental dessa ação, e que suspenda a largada de balões, mostrando que a Fundação AEP  se preocupa também com a biodiversidade e o planeta que queremos deixar ás gerações vindouras.

Aproveito para deixar o link para um artigo que publiquei há alguns meses: NÃO LARGUE BALÕES - http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.pt/2016/06/nao-largue-baloes.html

"Todos os balões lançados, incluindo os que são comercializado como "latex biodegradável", voltam para a Terra como lixo e poluem os lugares mais remotos e intocados. Os balões podem viajar milhares de quilómetros, chegam às linhas de água e ao mar, matando inúmeros animais."

Esperando que estas palavras cheguem a tempo,
Com os melhores cumprimentos»

3 comentários:

  1. Duvido que tenha surtido efeito!

    É quase o mesmo que esperar que Tuga não lance foguetes nas festas de Verão!

    voza0db

    ResponderEliminar
  2. Penso que os apelos valeram a pena. Deixo aqui a resposta recebida.

    «Boa tarde,

    Muito obrigada pelo seu contacto e preocupação.

    Como já se terá apercebido, o título/notícia da TSF estava errado. Seria praticamente impossível e sem sentido fazer uma largada tão grande de balões. Não sabemos onde a TSF foi buscar semelhante número.

    Não fizemos uma largada de meio milhão de balões, nem de centenas de balões. Houve, no entanto, como um ato simbólico, a largada de alguns balões.

    Lamentamos não ter conseguido ir a tempo de substituir totalmente a iniciativa programada mas fizemos tudo para reduzir ao mínimo o número de balões lançados.

    Não prevemos mais iniciativas deste tipo mas, caso venham a acontecer, teremos seguramente em conta as questões ambientais que nos colocaram e, como sugerido por alguns de vós, quem sabe não substituímos os balões por árvores ou algo de semelhante valor ambiental.

    A todos que, educadamente, nos fizeram chegar a sua crítica positiva e nos alertaram para esta situação, a Fundação AEP reitera o seu agradecimento.

    Desejos de Festas Felizes e um Bom Ano de 2017.

    Os nossos cumprimentos.
    Manuela Silva Vieira | Diretora Executiva»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Também recebi essa resposta! E retornei, claro!

      "Alguns balões" são suficientes para matar alguns Seres Vivos... Mas nada disto realmente interessa ao pessoal das festas!

      Resta saber se cumprirão a palavra escrita!

      Abraço
      voz

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.