terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Petição pelos carvalhais de Portugal

Bosque com carvalhos em Fafe, nov/2016
«As “árvores bombeiras”, como já são conhecidas, ocupam menos de 2% da área florestal e cerca de 0,7% da área total de Portugal. Sobrevivem apenas em alguns últimos redutos dispersos.»


este é o lead do artigo de Carlos Dias, no jornal Público, de 20 de Outubro de 2016, intitulado:

"Carvalhais estão a desaparecer e Quercus reclama legislação que os proteja", 

É triste constatar esta realidade. Vivo no baixo Minho, onde ainda se vêem alguns carvalhais, pequenos e dispersos, mas os eucaliptos dominam por completo a paisagem "florestal" (entre aspas porque monocultura não é floresta). Mas, ainda assim, passei uns dias na região centro, e  fiquei chocada: as serras e encostas que ladeiam o Mondego absolutamente revestidas a eucaliptais, e as  margens dominadas pelas mimosas... dos autóctones bosques ripícolas e dos carvalhais de outrora, restam pequenos terrenos cuidados por alguém que os protege dos interesses económicos e das invasoras.

eucaliptais e mimosas junto ao Mondego, nov/2016
É muito triste (e preocupante) verificar a perda de biodiversidade que está a ocorrer no nosso país. Por um lado a "economia" do eucalipto, por outro lado o domínio das invasoras.

Por isso, dêem o vosso apoio a esta petição lançada pela Quercus, a ver se se consegue começar a proteger essa riqueza que são os carvalhais e toda a biodiversidade associada.

Petição:
Criação de Legislação para proteção dos Carvalhais em Portugal

«A Quercus considera que é urgente a criação de legislação que proteja de forma eficaz os últimos exemplares e bosquetes destas espécies de Carvalhos autóctones. Estas espécies da flora autóctone portuguesa estão perfeitamente adaptadas ao nosso clima e às características dos nossos solos representando uma mais‐valia ambiental. Oferecem uma melhor qualidade do ar, preservação dos solos, recarga de aquíferos, estabilidade do clima, e na defesa da floresta contra os incêndios pela reconhecida resistência ao fogo e capacidade de regeneração.
A proteção destes Carvalhais irá refletir‐se ao nível da conservação da natureza, em particular pela capacidade de promover a diversidade da vegetação e fauna, estabelecendo um património natural e ambiental, que são a fonte de diferentes formas de vida essenciais e inteiramente imprescindível da riqueza do nosso país.
...
A Quercus apela a toda a comunidade para abraçar a causa da proteção dos Carvalhos e dos Carvalhais em Portugal para que se possa criar legislação que conduza à sua proteção efetiva e, que inclua a proibição do corte destas árvores sem licença expressa das autoridades competentes para o efeito, à semelhança do que já acontece para o sobreiro e para a azinheira.»

Fonte,  texto completo e assinar a petição em: http://tinyurl.com/jdeatt9

5 comentários:

  1. Leis... Leis... Leis... Leis... e... mais Leis!

    Está à vista que têm feito uma ENORME DIFERENÇA!

    voza0db

    ResponderEliminar
  2. No concelho de meus avós maternos,Vila pouca de Aguiar, havia até à 45anos Carvalhais magníficos q cobriam as faldas das Serras do mezio , do Alvao e envolviam as pastagens onde havia so gado marones. A partir da introdução de gado caprino e sobretudo ovino em quantidade superior à área disponível para eles e com autorização de construção sem regras foi o caos. Nas aldeias havia as"vezeiras"ou rebanho comunitário e esse tinha locais próprios para pastarem em alternância . Não havia exagero e o bem era comum. Depois foi o caos e a tristeza actual. Mas pode reverter-se.

    ResponderEliminar
  3. Sim, também não acredito que será pelas leis que se muda, está à vista! Vamos todos contribuir. Tenho uma ideia inspirada no filme "O Homem que Plantava árvores". Neste outono vamos espalhar bolotas por todas as áreas ardidas das regiões onde vivemos. Se formos muitos, milhares de pessoas a fazer o mesmo, ao fim de alguns anos começaremos a ver as diferenças!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente vivemos num país de autenticos atrasados mentais que ainda não perceberam que para salvar uma industria poluidora do pior ainda destroem o país pelo meio. E agora são os GNR os responsaveis pelas mortes?? Os desgraçados que estavam no meio das chamas a tentar evitar que gente morresse??? Alguém acredita que os GNR que mandaram os carros passar sabiam que aquela gente ia morrer toda?? Ta tudo doido. Todos os politicos que tiveram na mão a possibilidade de evitar e reverter este crime ambiental de povoar um pais com eucaliptos e pinheiro bravo (crime pelos vistos nao so ambiental...) e não fizeram nada deveriam agora ser chamados e acusados de homicidio involuntário. Somos os unicos Europeus com mentalidade terceiro mundista que inundou um pais inteiro de uma especie exotica que SO tem maleficios tirando uns quantos EUR de impostos que as celulose ainda vao pagando e que pelos vistos servem para os nossos politicos justificarem o assassinio de um pais. IMPORTEM A PORCARIA DOS EUCALIPTOS E FAÇAM LÁ O PAPEL E A PASTA!!! Mas infelizmente muitos mais terao de morrer para que se faça alguma coisa... É triste.

    ResponderEliminar
  5. Depois as bolotas são comidas pelos esquilos e pelos javalis... ahh não... espera... esses tb já não existem por causa dos eucaliptos...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.