domingo, 21 de janeiro de 2018

Bionergias, um tema escaldante!


No passado dia 19 de janeiro, a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável  e a Associação Famalicão em Transição levaram a Famalicão o debate sobre BIOENERGIA (biomassa, biogás, biocombustíveis), numa sessão Ambientar-se  com o filme:


("THE BURNING ISSUE - When bioenergy goes bad", 2017)

Dinamizaram o debate, Nuno Forner, da ZERO, Jorge Moreira da SEA - Sociedade de Ética Ambiental, e Henrique Zamith de Famalicão em Transição.

Do  Livro Negro da Bionergia 
O documentário apresenta vários casos alarmantes de empresas de bionergia altamente insustentáveis e devastadoras (que não chegam ao público); os números da bionergia apresentados pela ZERO são assustadores, e muito esclarecedor foi o debate.

Em Itália, na Rússia, na Alemanha, na Polónia e em muitos outros países, designadamente europeus, estão a derrubar florestas para queimar em centrais de energia a biomassa. Algumas dessas florestas em áreas que eram protegidas!  E no caso da Polónia, estavam a destruir a última floresta virgem da Europa,  Białowieża

Para além disso, áreas enormes de terras que eram usadas no cultivo de alimentos, agora são destinadas a culturas para biogás, obrigando à importação de mais alimentos. E ainda mais pesticidas e fertizantes de síntese são usados, tornando o solo completamente estéril.

Afinal, estas energias "verdes" facilmente se tornam ainda mais insustentáveis que o petróleo! Muito há a melhorar na legislação e na atribuição de subsidios à bioenergia para impedir a subversão!

No final, a ZERO distribuiu pelos presentes o Livro Negro da Bionergia (descarregue aqui, e veja 8 casos alarmantes sobre as bioenergias) .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.