quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água 2012 - Água e Segurança Alimentar

Este ano, o Dia Mundial da Água é dedicado ao tema "Segurança Alimentar". De acordo com a FAO, "Segurança Alimentar existe quando toda a gente, a todo o tempo, tem acesso a alimentação segura, nutritiva e suficiente para satisfazer as suas necessidades e preferências alimentares para uma existência activa e saudável".  E se não há qualquer dúvida de que a água é essencial para a vida e para a produção de alimento, a quantidade de água que é necessária para produzir alimentos varia muito de alimento para alimento.

Imagem obtida em Planeta Sustentável 
Em média, precisamos de ingerir 2 a 4 litros de água por dia. Mas a água "virtual" que ingerimos num dia anda entre os 2000 e os 5000 litros. A Água Virtual de um produto ou serviço é a quantidade de água necessária para produzir esse produto, e inclui a soma de toda a água usada em toda a cadeia de produtiva.

E se para produzir uma fatia de pão são precisos 40 litros de água, para produzir um bife de vaca de 100 gramas são precisos cerca de 1700 litros de água.

Porque a água potável é um bem cada vez mais escasso e precioso, tenha também em conta o gasto de água na produção de alimentos quanto escolhe a sua alimentação.

4 comentários:

  1. A importância da água explica, em parte, a vontade em se apoderarem dela... neste momento é esta a minha grande preocupação... a sua privatização.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rogério

    Temos de nos unir e lutar contra a privatização de um bem tão essencial e cada vez mais escasso!

    Petição Privatização da Água a Referendo

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Venda da Águas de Portugal avança até final de 2012:

    http://economico.sapo.pt/noticias/venda-da-aguas-de-portugal-avanca-ate-final-de-2012_140765.html#frameId=ifrSample1&height=360

    A preocupação não é para menos...

    E o que me assusta é o á vontade e a indiferença de muita gente, porque só será possível impedir, com a união de pessoas que deverão estar conscientes da gravidade deste assunto.

    Temos que tentar fazer com que vejam o que está à frente delas.
    Estou mesmo "assustada" com esta indiferença.

    ResponderEliminar
  4. Pois, é Ana Teresa, a passividade e indiferença da população são as melhores armas do capitalismo selvagem!

    Tenho de recolocar aqui o link para a petição.

    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.